quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sobre o porquê das ondas quebrarem na praia

Você está ali na areia, olhando o mar... As ondas quebram na areia sem parar. Você então se pergunta: por que isso acontece?



Desde que criei essa conta no blogger - há mais de 3 anos - tenho hesitado em publicar textos, por achar que eles me escravizariam. Hoje, aleatoriamente, vou dar o pontapé inicial no bicho. Quanto à escravidão, veremos no que vai dar.
A gota d´água pra eu dar o braço a torcer às tentações literárias veio com a #dicanaval (que droga de blog! em 4 linhas já apareceram os jargões "pontapé inicial", "gota d´água e "dar o braço a torcer"! calma, leitor, é só uma firula satírica intencional com o clássico "método revista exame de se escrever"). "Mas o que é a #dicanaval?", perguntaria outro leitor incauto que naturalmente não conhece essa tag obscura. É que no meu tuíter (@paceaz) tenho me empenhado numa empreitada quase-diária para estabelecer um pouco de mentalidade marítima (veja o próximo post) nos meus honoráveis seguidores. Portanto, todo dia que entro no dito cujo, cuspo uma #dicanaval. Na dica de hoje eu quis responder à seguinte pergunta: "por que as ondas quebram na praia?". Tentei sem sucesso condensar a explicação em 140 caracteres. Aí lembrei do meu combalido blog, que estava adormecido enquanto eu esperava uma oferta de R$100 reais para vender o domínio . Uma oferta que nunca veio... Ainda bem, senão não teria um espaço maior para dar vazão à migalha de conhecimento marítimo de hoje. Enfim, ei-la, resumidamente:

As ondas quebram na praia porque ocorre uma diferença de velocidade entre a parte superior e a parte inferior da onda. Nas ondas do mar, a água se movimenta em trajetórias circulares, como aparece na figura aí embaixo. O ponto A representa uma profundidade da água maior e o ponto B, menor. A seta 1 indica a direção de propagação da onda. O ponto 2 indica a crista da onda e o ponto 3, o vale. À medida que a profundidade diminui, a velocidade da água em pontos mais profundos vai diminuindo muito por causa do atrito. E as trajetórias se achatam, de círculos para elipses. A diminuição de profundidade também provoca o aumento da altura das ondas.



















Aí, tendo seu topo avançando mais rapidamente que sua base (ou seja, com a velocidade da crista da onda sendo maior que a velocidade da própria onda), ela finalmente entra em colapso, e nós a vemos quebrando. Vejam esse vídeo curtinho pra entender melhor o fenômeno:


Geralmente as ondas começam a quebrar quando atingem profundidades de aproximadamente 1.3 vezes a sua altura.

Pergunte "e daí?" depois de toda essa explicação que eu te mato! Pelo menos agora você vai ter assunto com aquela gatinha na praia.

5 comentários:

  1. Tenho um amigo que sempre pergunta "Dá pra pegar mulher?" pra todas as coisas que vamos ensinar a ele. rsrs...

    =)

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, cara. Bateu uma saudade da praia, hein... ondas, surf...

    Abraço, Paulinho!

    ResponderExcluir
  3. hahahahahhaha tá aí um cara que tem uma visão prática das coisas da vida. prática porém polêmica, que seja dito!

    nem fale, Leandro... há pura felicidade à beira-mar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei Pautcho....boa explicacao :_)

    ResponderExcluir
  5. E daí? hehe. Sempre imaginei que fosse isso mesmo. Na verdade, eu pensava que como a praia é uma subida pra água, ela acaba voltando. Durante a sua trajetória de volta, ela encontra a água que ainda está indo em maior velocidade, este choque leva a onda a quebrar na direção que corrente mais forte estava indo (no caso, do mar para a praia). Bom, talvez seja a mesma coisa em outras palavras... rsrs...
    Bom, não vou dizer que aguardo mais posts porque nunca vou conseguir ler todos os que já tem!
    Abraço

    ResponderExcluir